Exames, saúdes e massagens

Acabei de chegar do meu exame médico, que eles chamam de “physical” aqui e que você só pode fazer uma vez por ano. E toda a experiência me deixou inspirada pra escrever um pouco sobre o sistema de saúde canadense.

A verdade é que eu sempre tive sorte com esse sistema. Quando eu morava em Toronto eu não tinha médico de família, mas também nem procurei muito. Eu nunca fiquei doente por lá e sempre fazia meus exames de prevenção no Brasil mesmo. Quando o Mr. precisava de uma consulta urgente ele ia numa “walk-in clinic” tipo uma clínica de emergência, do lado do nosso ex-prédio, e o médico de plantão resolvia o problema.

Quando a gente mudou pra Ottawa a universidade tem sua própria clínica e todos os alunos tem direito a um médico de família. Foi fácil assim, e a minha Dra. tem sido a mesma desde esse tempo. Eu também tive sorte com essa doutora, ela é bem boazinha, não tem frescura de limitar o que eu posso pedir (aqui geralmente é um problema por consulta) e até me dava amostras grátis de remédios quando eu não tinha plano de saúde no trabalho.
Até hoje eu só precisei ver um especialista, dermatologista, e a consulta é marcada por você através do médico de família. Não tem esse negócio de chegar e querer marcar consulta com quem quiser não. Eles fazem tudo e te ligam pra informar a data/hora/local da consulta. No meu caso levou 6 meses pra eu ver o tal do dermatologista, e sinceramente, achei ele fraco. Mal olhou pros meus sinais e já foi dizendo que é tudo besteira e “volte daqui a um ano”.
Agora pedi uma consulta com um alergista pra fazer o bendito exame onde furam todo o seu braço até descobrir o que causa alergia. E vamos esperar…

Daí eu chego toda alegre no trabalho dizendo pra uma colega que minha doutora me deu atestado dizendo que eu “preciso” de massagem sabe? (porque assim eu consigo que o plano do Mr. cubra o meu pequeno luxo) e a colega responde: “Sua tonta o NOSSO plano cobre massagens! E não precisa de atestado médico! Eu SEMPRE faço!!!” Agora a tonta aqui tá toda animadinha. Imagina que só agora eu fui descobrir isso?! Sou uma tonta mesmo! Massagens DJÁ!

Anúncios

One Response to Exames, saúdes e massagens

  1. Flá disse:

    Eu nunca tive problema com médico de familia também – tenho uma desde que cheguei aqui. Vai ver que é porque eu moro em um lugar com menos gente pra pouco médico, sei lá…
    E eu vou uma vez por ano pra pegar minha receitinha de pills. O marido que é mais estrupiado e vai com mais freqüência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: