Dicas de viagem I

Como minha cabeça já está no mundo das férias, resolvi escrever uma pequena série de posts dedicados à viagens.
Esse primeiro é sobre dicas de organização “pré-viagem”.

Depois de escolher o destino, comprar passagens e reservar hotel/albergue (a parte fácil na minha opinião), chega a hora de realmente planejar a viagem.
A primeira coisa que eu faço é reservar vários guias sobre a “cidade-destino” na biblioteca pública (parêntese pra dizer que o sistema da biblioteca daqui é o máximo, todo eletônico, eu faço a reserva online pelo catálogo e quando o livro ou dvd fica disponível eles me mandam um email avisando. Mais fácil impossível). Outra opção é passar uma tarde numa super livraria cercada das últimas edições enquanto anoto as melhores dicas!
Ultimamente estou bem fã da série For Dummies. Os guias são fáceis de ler e sempre sugerem um itinerário pra quem vai passar poucos dias. Também gosto do DK Eyewitness e Lonely Planet. Eu tiro xerox das partes mais importantes (até porque levar um livro inteiro na mochila pesa muito né?) e começo a montar meu roteiro.

O segundo passo e abrir um documento no Google Documents e compartilhar com o Mr. A gente vai fazendo um “brainstorm” das coisa que quer ver/fazer e tenta organizar por dias.
Nada muito formal, só pra ter uma idéia real do que vai dar pra fazer. Nesse documento também entram endereços, telefones e sites importantes, listas de coisas que precisam ser feitas antes da partida (hotel pro Gigico, lavar roupa…) e coisas que a gente não pode esquecer de levar (passaporte, moleskine, carregadores…).

O legal do Google Documents é que nós dois temos acesso ao mesmo documento de qualquer lugar que tenha acesso à internet, logo também vai com a gente no iphone. Sem falar que a lista fica guardadinha lá pra futura referência.

Meu terceiro passo é visitar alguns sites de dicas de viagem, olhar fotos no flickr (só pra sonhar mesmo!), baixar o schmap guide (tem pra iphone!!!) e checar o site oficial da cidade caso haja algum evento especial rolando.

Uma dica que estou usando pela primeira vez é imprimir um mapa da cidade e já ir marcando os lugares à serem visitados. Isso tem me dado uma boa idéia da localização e distância de cada ponto, assim eu posso agrupar melhor as atividades pra cada dia. Foi legal também pra saber exatamente onde fica o nosso hotel.

A trilha sonora da viagem também é fundamental. A gente monta uma “playlist” com músicas temáticas sobre os lugares que vamos visitar. Eu na minha ansiedade começo a ouvir logo e já vou entrando no clima de férias!
Eu também gosto se ver algum filme que tenha sido gravado no local, mas nem sempre a gente é tão organizado assim. Vários guias de viagem trazem sugestões de filmes também.

É importante perquisar por várias fontes porque todos nós temos gostos e “bolsos” diferentes, nem todo mundo curte passar uma tarde no museu ou tem dinheiro pra jantar no restaurante da moda.
Diferentes livros e sites trazem inúmeras opções. Difícil é conseguir fazer tudo em tão pouco tempo, porque sempre é pouco né?

Outras dicas são:

1. Escanear todos os documentos, cartões de crédito, passagens e passaporte e mandar pro seu email.
2. Levar algum dinheiro em espécie. Pra usar no aeroporto, pagar o ônibus ou tomar um café.
3. Confimar vôos e reservas. Eu já perdi um vôo que mudou de horário e eu não sabia.
4. Avisar amigos e familiares do seu destino com endereço do hotel e número dos vôos.
5. Deixar a casa organizada, cama feita e louça limpa são o básico e fazem muita diferença quando a gente volta.
6. E claro, arrumar a mala e a bolsa de mão, mas isso é assunto pra outro post!

One Response to Dicas de viagem I

  1. ClaraBeauty disse:

    Volta logo, pra gente correr “juntas” ! 🙂

Deixe um comentário

