Dia 3- Semana 1

Ok, pelo menos UMA pessoa está acompanhando o desenvolvimento do meu desafio.
Ontem a Clara perguntou sobre as receitas do Body-for-Life e eu estava esperando pra falar das recitas num post especial.
Ei-lo:

A dois verões atrás estávamos em Boston numa livraria maravilhosa, dessas típicas dos States, quando vejo na ala de exercícios/saúde/bem-estar outro livro do Bill Phillips, autor do Body-for-Life, chamado Eating-for-Life. Foi amor a primeira vista. Esse livro mudou a minha vida. (Infelizmente não estou ganhando pra fazer propraganda…)

A idéia de fazer o desafio era ainda um sonho audacioso e me deixava ansiosa só de pensar. Mas nada me impedia de começar a cozinhar mais saudavelmente. Comprei o livro e hoje já sei várias das receitas de cor.
Assim como o Body-for-Life, esse livro também tráz as tabelas com os alimentos recomendados e suas possíveis combinações. Mas além disso ele trás a listas de compras, os menus, e claro, as receitas.
As receitas não poderiam ser mais simples, com instruções facílimas e fotos dos ingredientes (muitas vezes até a marca – que geralmente não existe aqui no Canadá).
Você pode ver algumas das receitas aqui.
O livro é dividido em café, almoço, jantar, lanches e sobremesas!
Hoje em dia eu já faço minhas compras com as receitas do Eating-for-Life em mente. Isso me deu uma ótima base pra começar o desafio agora.

Pra quem come fora todos os dias o livro pode ajudar na preparação dos lanches e café-da-manhã, e as fotos podem dar uma idéia de como o almoço ou jantar deve ser (parecer), inclusive o tamanho das porções.

É claro que é impossível serguir tudo ao pé da letra, eu faço algumas adaptações mas mantenho a idéia geral de sempre comer protéina, carboidrato e verduras.
Aqui no Canadá também existem opções de produtos enriquecidos com proteína, como barras de cereal, shakes e ceral frio. Eu deixo esses como última opção pra quando o dia está corrido e eu não tenho tempo de cozinhar. Os dois livros também tentam te empurrar um monte de shakes da marca deles, claro, mas eu não sou muito fã.

Nosso menu (até agora pelo menos, já que essa ainda é a primeira semana) pro dia consiste mais ou menos em:

Café-da-manhã: 2 ovos + 1 clara, 1 torrada/fatia de pão integral, café-com-leite desnatado e adoçante (zero cal “importado” do Brasil – o melhor do mundo).

Lanche da manhã: 1 potinho de cottage com uma fruta (banana, maçã, morango…) ou cottage com iogurte

Almoço: Salada verde com molho light ou legumes cozidos, 1 carb (arroz, massa, batata ou 2 faitas de pão), 1 proteína (bife, frango, peixe, peito de peru ou queijo)

Lanche da tarde: cottage com torrada, queijo com torrada ou o mesmo lanche da manhã.

Jantar: Mesmo do almoço.

Lanche da Noite: uma sobremesa do livro ou o mesmo lanche da manhã.

Nada mau heim?

Minha maior dificuldade é incluir o lanche da noite quando não tenho muita fome, acabo comendo só uma fruta sem proteína nenhuma. No jantar de segunda acabei servindo porções maiores do que o recomendado. Mas comecei agora e ainda estou tentando me acostumar. Tenho muito o que aprender ainda. É muita comida e muito tempo na cozinha também. Mas eu acho que a idéia geral é a mesma de todas a dietas, reeducação alimentar, refeições menores e frequentes, preferênica por produtos frescos e naturais.

E água, muita água. Eu mantenho uma garrafinha de meio litro na minha mesa e tento esvaziá-la quatro vezes por dia. Também tomo muito chá e limonada com adoçante. Essa semana também começei a tomar um complexo vitamínico pois tenho deficiência de ferro por suar muito (incrível né?!) e como voltei à fazer exercícios é melhor evitar uma anemia indesejada.

*********

Agora uma receita de minha autoria e um dos meus lanches favoritos.

Doce de maçã com queijo cottage

4 maçãs gala cortadas em fatias e tiradas as sementes;
1 pote de 500g de queijo cottage fat-free;
2 punhados de uva passa;
canela a gosto.

Cozinhe as maçãs no vapor como se fossem legumes até ficarem molinhas, aproximadamente 15 min.
Numa vazilha grande misture as maçãs ainda quente com as passas e o queijo cottage e pouvilhe tudo com canela.
Deixe esfriar.
Rende 4 porções.

4 Responses to Dia 3- Semana 1

  1. ClaraBeauty disse:

    O exercício de correr tem que ser variado, Karinny.
    Existem semanas fracas, quando se corre apenas 2 ou 3 dias. Semanas médias 4 a 5 dias. E semanas fortes quando se corre 6 dias.
    E nem todo dia que você corre você faz a mesma coisa. Tem treino que é intenso (o máximo de velocidade que você consegue em até 30 minutos). Tem treino de tiro, para aumentar a velocidade (você corre alguns metros ou alguns minutos o máximo que pode, e depois votla a correr devagar, repetindo isso x vezes). Tem treinos longos, que dependendo do seu condicionamento, variam os kms (treino longo pra mim hoje está entre 8 a 10 km. Para o Marilson, deve ser uns 30km). E por aí vai.
    Claro, musculação de 3 a 4 vezes por semana (braço e perna), para vc agüentar, tênis e roupas apropriados também contam. E claro, tem que ter repouso também
    Mas aos pouquinhos os limites vão se ampliando.

    Sobre a dieta, queremos receitas! queremos receitas!
    Dá pra tirar foto dos pratos tb, pra gente (eu!) ver as porções???
    Acho meio estranho comer 2 ovos de manhã. E as 6 claras, então?! Será que eu consigo??? Realmente parece ser muita comida.
    Vai falando mais da alimentação que me interessa demais essa parte 🙂

  2. Karinny disse:

    Vala me tudo! Esse negócio de correr é praticamente um full-time job então!
    Quanto às receitas não são lá essas coisas e ainda estou aprendendo as porções, tem dia que fica muito, outros fica pouco, estou praticando o “olhometro”.

  3. […] Tava eu aqui toda feliz porque ontem corri (trotei na verdade) 4k em 30 minutos e aí vem a Beauty me dizer isso: […]

  4. Osnilda F. Aguiar disse:

    Olá Karinny estou prestes a iniciar um programa de emagrecimento baseado no body for life, estou passando por aqui a procura de dicas. Espero que seja tranquilo como vc diz. No momento estou fazendo um treino de adaptaçao para posteriormente entrar no programa. Obrigada por suas anotaçoes. Até

Deixe um comentário

