114789626526984082

O poder das listas:

Eu sempre acreditei no poder da listas. Se vou fazer alguma coisa, importante ou não, tudo começa com uma lista. Seja pela minha mania de organizar tudo, seja pelo meu gosto pelas notas escritas, o fato é que, sem lista nada se resolve, e mesmo que se resolva eu fico com a sensação de que alguma coisa ficou faltando. Com a lista não tem erro, se está na lista tem que ser feito.
O poder das listas ainda é constantemente reafirmado pelo grande sucesso do Getting Things Done, bestseller e livro de cabeceira de todo control freak que se preze. Eu virei totalmente fã, leio os blogs dos seguidores e tento aplicar o GTD’s way of life como posso. E o mais legal é que o instrumento básico do GTD é a sua TO DO list.
Mas o que me trouxe a escrever esse post foi o movimento das 101 coisas em 1001 dias que começou no Brasil, ainda modestamente, mas que tem tudo pra virar moda na blogosfera. Foi a Paulinha, minha amiga de infância, quem me falou desse movimento, mas eu ainda não estou convencida a participar…
O objetivo do projeto é criar uma lista de 101 coisas e realizá-las em 1001 dias. A idéia é acabar com a procastinação colocando uma data limite (dead line) pra fazer as coisas acontecerem na sua vida. Pode ser uma viagem, uma ida ao médico ou escrever um livro.
O que eu mais gosto no projeto é a idéia de fazer um longo inventário de sonhos, desejos e necessidades. Identificar o que está faltando ou o que precisa de conserto em cada área da sua vida. Eu acredito que só o fato de fazer o planejamento já é um bom começo, já te enche de energia, esperança e criatividade.
Bastante inpirador também é poder ler as listas das outras pessoas, se identificar com alguns ítens e se surpreender com outros (como é que eu não pensei nisso antes?!). Não posso negar que essas listas me deram várias idéias de coisas que eu também gostaria de fazer.
Mas como eu ia dizendo eu não me decidi ainda em fazer parte do projeto. Eu adorei as listas, as idéias, a data limite. Eu só não quero é que ninguém veja a minha lista!
Eu não gosto da idéia de todo mundo saber tanto da minha vida, sonhos, desejos, fraquezas. E se eu não conseguir realizar tudo? Não quero compartilhar minhas derrotas com ninguém! Sem falar que parte do gostinho da vitória é a surpresa alheia. Ouvir um: “Nossa como você emagraceu!” é bem melhor do que:”E aí como vai a dieta?”
Outro problema é que eu não conseguiria botar tudo em apenas 101 ítens, minha lista ia viver mudando, todo dia eu invento uma mania nova, começo outros projetos e paro muitas coisas pela mentade. O mesmo se aplica pra apenas 1001 dias, quanto tempo é isso mesmo? Dois anos e pouco. Minha vida depende de muitas variáveis no momento pra eu tomar tantas decisões em tão curto/longo prazo…
Sendo assim eu prefiro que todos os meus amigos torcam pelas minhas vitórias genericamente, e eu vou postando os resultados!
Deixe um comentário

